quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ATIVIDADES DA UNIDADE 02

2.1 O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, seja ela virtual, televisivo ou a cada capitulo de seu livro.
É muito rico e capaz de provocar desafios ao buscar outros saberes por intermédio da tecnologia que se torna cada dia mais desafiadora, tornando-nos mais atentos às mudanças para a atualidade.
Profª Eunice Gomes Correia Silva.

2.1.O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a construção da aprendizagem acontece por descoberta, pois ao ler um texto o navegador poderá localizar uma informação, além da que tinha por objetivo.
O hipertexto serve como recurso às possibilidades que oferecem os processos de leitura e pensamento, permitindo ao leitor interpretar materiais textuais de maneira única, útil e significativa. O hipertexto nos mostra que não existe um único critério para organizar a informação, isso nos facilita a aprendizagem significativa, o que sucede em situações de aprendizagem e na construção de novos conhecimentos.
Profª Eunice Gomes Correia Silva

2.2 O QUE É HIPERTEXTO? CONCEITUANDO...
Tecnicamente um hipertexto é uma rede de nós ligados a conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras referenciam a documentos complexos que podem ser ele mesmo no hipertexto. Ele é muito apropriado para representar informações no computador porque permite subdividir um texto em trechos coerentes, fazer fácil referencia a outras partes do texto ou a outros textos, facilita a organização e compreensão, são totalmente independentes criando uma característica própria da leitura.
O hipertexto texto vem auxiliar o ser humano na aquisição e assimilação do conhecimento. Por muito tempo interagiu com o computador exigiu uma base de conhecimento em alguns sistemas, mas com a evolução cada vez mais, têm sido aperfeiçoados mecanismos de interatividade através do mouse e de outros periféricos do computador.
O hipertexto texto não está presente somente na informática, mas encontrar-se também em livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capitulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo.
Enfim, o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, seja ela virtual, televisivo ou a cada capitulo de seu livro, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção, o seu conteúdo permite que novos horizontes sejam abertos. É muito rico e capaz de provocar desafios ao buscar outros saberes por intermédio da tecnologia que se torna cada dia mais desafiadora, tornando-nos mais atentos às mudanças para a atualidade.
O hipertexto nos remete informações de forma organizada dentro daquilo que está sendo pesquisado, lido, conectado, oferecendo um leque de possibilidades dentro de outros assuntos, de acordo com o ângulo que se quer abordar ou procurar, interagindo com o conhecimento que se quer atingir e que muitas vezes, nos perdemos sem saber voltar em virtude de algo que nos desviou a atenção daquilo que nos propomos fazer. O hipertexto vem complementar e dinamizar aquilo que se procura dentro de um contexto maior fornecendo conceituações diversificadas sobre determinado assunto e também complementa conhecimentos instigando a curiosidade especialmente dentro do mundo virtual.


Profª Eunice Gomes Correia Silva

2.3 E 2.4 Postagem no FORUM unidade 02 atividade 2.3 e 2.4
O TRABALHO COM HIPERTEXTO PODE IMPULSIONAR O ALUNO À PESQUISA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
-Concordo profª. DILMA, pois a própria estrutura do hipertexto, suas características e funções possibilitam caminhar interagindo com o conteúdo em diversas situações e linguagens.

Profª. Eunice Gomes Correia Silva

CONHECENDO E COMENTANDO OS TRABALHO DOS COLEGAS

2.3 e 2.4 - Professora JANE, você foi bem sucedida em conceituar hipertexto, ficou ótimo!!! Claro objetivo e de fácil entendimento. -Sendo assim repasso aos colegas:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
Profª Eunice Gomes Correia Silva
-Professora JANE, você foi bem sucedida em conceituar hipertexto, ficou ótimo!!! Claro objetivo e de fácil entendimento. - Sendo assim repasso aos colegas:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
Profª Eunice Gomes Correia Silva

ATIVIDADE 2.5 Postagem no FORUM e (criação do BLOG)

ESTE É O ENDEREÇO DO MEU BLOG

http://profeunicegomes.blogspot.com/
EUNICE GOMES CORREIA SILVA.



VIVENDO EM COMUNIDADE
UNIDADE 02 ATIVIDADE 2.7,10 e 11
O GOOGLE DOCS facilita o trabalho do professor, pois pode criar editar e importar documento. Facilita também no armazenamento de documentos on-line
EDITORES COOPERATIVOS:
E, compartilhando alterações em tempo real junto com outras pessoas.No desenvolvimento das atividades usamos o google docs para encaminhamento das atividades no meu BLOG em forma de link.
O HIAHOO.COM é também um site, um recurso, onde encontramos músicas, jogos, informações, conhecimentos, em que se efetua através de busca e contatos efetivados virtualmente no mundo da comunicação entre os internautas que se entrosam, através de e-mails e outros dispositivos que a INTERNET oferece.
O site DA WIKPÉDIA é conhecido de todos nós, acessamos na elaboração do wikdicionário solicitado pelo curso.
OS BLOGS e FOTOLOGS mostram como criar o seu BLOG, compartilhar suas idéias, fotos com os amigos e com o mundo. É fácil de usar e formatar o seu gosto.
O FOTOBOY proporciona a possibilidade também de você ser noticia, registrando fatos importantes e interessante de sua vida é grátis é só cadastrar.
Temos também o GIGAFOTOS que se refere a um BLOG com fotos, músicas, novidades, informações, interações.
Achei interessante a informação: Para ver quem acessa o seu BLOG, instale o WIDGET DO blogblogs.
AS REDES SOCIAIS
O MULTIPLI. Com não consegui acessar para falar mais sobre o site, mas percebe-se que prevalece a interação com as pessoas, visando sempre troca de experiências.
Hi5. Com tive dificuldade de acesso, porém é um site de relacionamento, como os demais, onde também constam os perfis das pessoas, gosto, fotos. Envia recados, informa, navega, efetua trocas e corresponde dentro de um mundo virtual ilimitado.
CONCLUÍMOS que todos os endereços indicados para serem acessados e lidos são redes sociais que visam dentro de uma amplitude maior VIVER EM COMUNIDADE numa interação e comunicação com os internautas, buscando socializar o conhecimento empírico e cientifico, englobando assuntos de natureza diversos, atualmente um dos site mais populares é a meu ver o orkut. Com, que atingi sua participação a todas as idades.

Profª Eunice Gomes Correia Silva



CONCLUSÃO DA UNIDADE 02 - VIVENDO EM COMUNIDADE

CONCLUÍMOS que todos os endereços indicados para serem acessados e lidos são redes sociais que visam dentro de uma amplitude maior VIVER EM COMUNIDADE numa interação e comunicação com os internautas, buscando socializar o conhecimento empírico e cientifico, englobando assuntos de natureza diversos, atualmente um dos site mais populares é ao meu ver o orkut. Com, que atingi sua participação a todas as idades.

Profª Eunice Gomes Correia Silva

CONSTRUÇÃO DE UM HIPERTEXTO

Gosto muito do curso da EPROINFO, estou tendo experiência que vai servir para eu utilizar na minha prática pedagógica na Escola RODOLFO AUGUSTO local este onde dou aula.
Eunice Gomes Correia Silva.

TRABALHANDO COM HIPERLINK

Através da criação de hyperlinks, podemos ir instantaneamente para qualquer outro documento do Microsoft Office ou para qualquer página Web na Internet.

Criando Hyperlinks:
Selecione a palavra ou frase que deseja transformar num hyperlink (Atalho: Ctrl K), quando ouvir a mensagem endereço digite todo caminho onde encontra-se o arquivo que vinculará ao hyperlink ex: C:\nome do arquivo e tecle enter, posicione o cursor um das letras da palavra que virou um hyperlink, tecle Shift F10 para abrir o menu arquivo, desça com a seta na opção abrir hyperlink e tecle enter, será aberto automaticamente o arquivo vinculado ao hyperlink criado. Para verificar se realmente o arquivo foi aberto basta ler a barra de títulos através da tecla Zero do teclado numérico.

Hyperlinks para páginas da Web:
Basta posicionar o cursor no local desejado de um texto ou planilha, digite o endereço da página ex: www.fundacaobradesco.org.br e tecle a barra de espaços o hyperlink será criado automaticamente, posicione o cursor em uma das letras do hyperlink criado, tecle Shift F10 para abrir o menu, desça com a seta até a opção abrir hyperlink e tecle enter que a página será aberta.